sábado, 14 de junho de 2008

Morcego bebé

Passado oito dias resolvi devolver o morcego à mãe. Eu e os meus alunos, quando acabou a Festa de Final de Ano, fomos libertá-lo no local onde o havíamos recolhido.
Afastámo-nos e podemos observar vários morcegos adultos a voarem à sua volta e este a emitir sons, parecia chiar.
No dia seguinte, de regresso à escola, fui verificar se ainda lá estava mas, em vez deste encontrei outro, o que se vê na fotografia em baixo. Também observei alguns, caídos no chão já mortos. Com receio que lhe acontecesse o mesmo e visto a previsão da temperatura, para este dia, ser 36ºC apanhei-o e trouxe-o para casa. Na segunda-feira estou pensando devolvê-lo de novo à mãe.
Acrescento que, hoje dia 22 de Junho, devolvi este morcego à sua mãe, no local onde o havia recolhido. Com a certeza que não iria morrer de calor pois coloquei-o à sombra. No dia seguinte, de regresso à escola fui averiguar se ainda lá estava e fiquei satisfeita por já não o encontrar. Penso que a mãe o encaminhou...
Penso que esta espécie é: Nyctalus noctula (Morcego arborícola grande) mas não tenho a certeza.
Na quinta-feira, dia 12 de Junho de 2008, a temperatura subiu e o calor já se fez sentir, então, começaram a cair morcegos bebés dos seus ninhos vindos do telhado da escola onde trabalho. Os meus alunos, também preocupados com a pouca sorte destes, de vez em quando apareciam com um na mão, que encontravam no chão. Sem saber o que deveriamos fazer decidimos atirá-los para o telhado, mas sem sucesso, voltavam a cair. Resolvi apanhar um, trazê-lo para casa e tentar salvá-lo. Hoje, dia 14 de Junho, o morcego encontra-se numa cesta e na despensa que é divisão da minha casa mais escura. Eu estou a alimentá-lo com leite com um conta-gotas. Quero mais tarde, se sobreviver, libertá-lo. Não sei se haverá alguma solução melhor para o salvar. Agradecia, caso saibam, que me enviassem para o meu mail mongejosefa@gmail.com alguma solução para salvar este morcego.

5 comentários:

Eu disse...

A acção é boa,a foto vem dar consistência à pouca simpatia que nutro por tal bicharoco! Espero que sobreviva e me dê tempo a conhece-lo de forma a alterar opinião.Boa semana,bj

Anónimo disse...

Olá

O melhor é telefonar para o SEPNA -Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente, para eles o encaminharem para as entidades competentes ......

abraços

Eduardo Marabuto disse...

Eh pa o melhor era mesmo deixar o animal onde estava já que muito provavelmente deverá ter os pais à procura dele! Mesmo que lhe pareça que eles continuam a cair. Aliás atira-los para cima do telhado... também não me parece muito boa ideia.
Tente devolvê-lo à cavidade de onde ele saium de contrário... não lhe auguro grande futuro mesmo nas mãos do SEPNA.
Seja como for, leite é algo que não deverá dar a um morcego e um desse tamanho já comerá provavelmente insectos (como borboletas ou escaravelhos).
Boa sorte.

Josefa Monge disse...

Eduardo, acho estranho não beberem leite, quando bebés, pois são mamíferos e, além disso, quando lhe aproximo a colher com leite à boca, ele bebe-o com entusiasmo.
Quanto à cavidade de onde ele saiu, isso gostaria eu de saber onde está...já procurei e não a descobri.
Agradeço a informação do teu comentário.

sonia silva disse...

Que engraçado...
hoje dia 6/07/2009, as 14h20 ao entrar em minha casa vi um morcego bebe ao pe do meu portao.
gostaria de saber se os morcegos dormem de dia ao sol ou é so um mito/lenda?!
bjs