segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Aves na Ria Formosa no Algarve

Após terem sido incomodadas por alguém que passava perto delas levantaram voo.



No dia 20 de Agosto de 2010, na Ria Formosa, em Cacela Velha fotografei estas três aves a lavarem as suas penas, parecem-me, atendendo à coloração das penas, dois machos e uma fêmea. No entanto, não consegui ainda saber de que ave se trata. Se alguém souber de que ave se trata agradecia que me dissesse num comentário.
No dia 27 de Agosto de 2010, eu, o Monge e um grupo de amigos resolvemos ir dormir à Ribeira, junto ao Pego do Moinho das Tordesilhas. A noite começou a desafiar-nos com a Lua a espreitar e clarear o astro deixando iluminado o acampamento, onde tinhamos as tendas. E, como não podia deixar de ser, eu lá estava a pregar partidas à Lua e a fotografá-la quer ela me autorizasse ou não.
Ficam algumas dessas fotos como prova de deliciosos momentos de olhos postos no céu. Moinho das Tordesilhas A Lua ao amanhecer.(Saiba mais sobre a Lua no site Zênite)

Ao lado da Lua podia ver-se um Planeta que poderá ser Vénus ( segundo o meu amigo Zeca).




A Lua a espreitar pela vegetação. Ficam aqui alguns exemplares de libélulas fotografadas de manhã, com alguma informação. Em Ficalho estas também são conhecidas pelo nome vulgar de "Caga-azeite"(não sei donde vem este nome...).




Informação retirada da Wikipédia: A libelinha, ou libélula, é um inseto alado pertencente à sub-ordem Anisoptera. Como características distintivas contam-se o corpo fusiforme, com o abdómen muito alongado, olhos compostos e dois pares de asas semi-transparentes. As libelinhas são predadoras e alimentam-se de outros insectos, nomeadamente mosquitos e moscas. Este grupo tem distribuição mundial e tem preferência por habitats nas imediações de corpos de água estagnada (poças ou lagos temporários), zonas pantanosas ou perto de ribeiros e riachos. As larvas de libelinha (chamadas ninfas) são aquáticas, carnívoras e extremamente agressivas, podendo alimentar-se não só de insectos mas também de girinos e peixes juvenis.Seu tempo de vida pode chegar a 5 anos.

Existem cerca de 5.000 espécies em todo o mundo. Predadora de insetos, inclusive o Aedes aegypti (mosquito do dengue)e até pequenos peixes. Num único dia pode consumir outros insetos voadores até 14% do seu próprio peso. A água, onde elas frequentam, pode ser considerada não poluida.

As libelinhas não têm a capacidade de picar, visto que as suas mandíbulas estão adaptadas à mastigação. Dentro do seu ecossistema, são bastante úteis no controlo das populações de mosquitos e das suas outras presas, prestando assim um serviço importante ao Homem.

As libelinhas adultas caçam à base do seu sentido de visão extremamente apurado. Os seus olhos são compostos por milhares de facetas (até 30.000) e conferem-lhes um campo visual de 360 graus. As libelinhas medem entre 2 e 19 cm de envergadura e as espécies mais rápidas podem voar a cerca de 85 km/h.
O grupo surgiu no Paleozóico, sendo bastante abundantes no período Carbónico, e conserva até aos dias de hoje as mesmas características gerais. As maiores libelinhas de sempre pertencem ao género Meganeura, floresceu no Pérmico, e podiam atingir envergadura de 70 a 75 cm.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010