domingo, 3 de outubro de 2010

Para bem do Lince Ibérico vou divulgar aqui um acontecimento que irá hoje, às 21h 30m, pôr muitas pessoas frente à televisão na NGC. Registo aqui um texto recolhido do jornal "Público" da edição de ontem, com algumas adaptações para melhor vos informar.

"Nos últimos 20 anos, as populações de lince-ibérico (Lynx pardinus) registaram uma quebra de 90 por cento por causa da caça e da perda de habitat e de presas.
A equipa de produção esteve em Silves mas também em dois centros de reprodução em Espanha (DR)
Estreia hoje, em Portugal, no canal NGC( National Geographic Channel), um documentário que mostra o que já não víamos há décadas. Durante 27 minutos, ficam abertos os portões da casa onde vivem 16 linces, no Centro Nacional de Reprodução em Cativeiro para o Lince-Ibérico, na Herdade das Santinhas, em Silves. Aqui há linces que espreitam meio escondidos entre a vegetação dos cercados, momentos de brincadeira e de descanso e estratégias de caça, imagens acompanhadas pelas vocalizações deste felino.
Em Portugal: A última esperança do lince-ibérico foi filmado entre Outubro de 2008 e Março de 2010 com a ambição de mostrar o lince mas também quem são as pessoas que se esforçam para travar o seu desaparecimento. Desde as primeiras crias, conseguidas em 2005, até este ano, o programa ibérico de reprodução já contribuiu para um reforço da população em cativeiro de 50 animais.
O documentário conta o dia-a-dia de tratadores, veterinários, investigadores de laboratórios clínicos e as dificuldades de construção do centro de reprodução de Silves, inaugurado a 23 de Maio de 2009, com uma área total de cinco a seis hectares.
O transporte dos animais dos centros de reprodução espanhóis para Silves - seis viagens ao todo, entre 26 de Outubro e 1 de Dezembro do ano passado -, a chegada dos linces aos cercados e os primeiros cuidados clínicos são momentos que fazem parte do documentário, o quarto já produzido para o National Geographic Channel Portugal.
A equipa de produção esteve em Silves mas também em dois centros de reprodução em Espanha (El Acebuche e La Olivilla, ambos na Andaluzia) e nos laboratórios clínicos da Faculdade de Veterinária da Universidade de Vetsuisse de Zurique, onde trabalha Hans Lutz, um dos maiores especialistas mundiais em felinos.

Humberto Rosa, secretário de Estado do Ambiente, depois da apresentação do documentário à imprensa, no mês passado comentou no jornal Público "O lince precisa de ser mostrado, precisamos sentir afinidade com a espécie para conseguir conservá-la. E, nesse sentido, este documentário surge como uma ferramenta fundamental".
Além da estreia do documentário hoje dia 3 de Outubro, às 21h30, a Fox International Channels Portugal pretende repetir o documentário 11 vezes até Novembro. Assunção Loureiro, gestora dos canais Fox em Portugal, explicou que a intenção é "dar maior visibilidade ao discurso de conservação da espécie e ao que já se faz em Portugal".
"Quisemos contar uma história única, que retrata a luta pela sobrevivência do lince, capaz de levar as pessoas a agir", acrescentou.
Mas a história do lince não acaba aqui. Ficam por contar outros desafios, como a preparação do terreno para a devolução destes animais à natureza. "