segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Chamaeleo Chamaeleon ( L. )

No dia 8 de Agosto de 2007, à saída da praia, por volta das 13 horas, tive o belo prazer de ver dois camaleões: um a atravessar a passadeira(por pouco não o pisava) e perto deste, outro, numa vedação de um edifício.Como não é todos os dias que isto acontece, deixo aqui algumas fotos deste espectacular réptil.
Nota importante: Por se tratar de uma espécie em perigo de extinção e não suportar mais de um mês o cativeiro, deixo aqui um pedido: "Não o capture! Noutro habitat morrerá."




4 comentários:

Anónimo disse...

A fotografar camalões? Acho estes bichinhos feiotes mas com características espectaculares!Mudar de cor! O tal efeito camaleónico tão bem utilizado por muita gente.Toca a assumir a cor que temos,sem deixar de admitir que todos, em determinadas situações,usamos esta óptima técnica! Dá jeito,sobretudo se usada para boas causas!Não é por acaso que ela aparece na natureza e esta é mestra em ensinamentos.Vamos preservar então estes animais para que todos possam ter o prazer de ver o que eu, a Josefa e outros já tivemos, ver camaleões a passear na vegetação costeira(as modernices levam-nos a vê-los a passear em arame farpado,tá tudo mudado!),eu via muitos na ilha de Tavira, há muitos, muitos anos!As fotografias estão óptimas,apesar de não achá-los própriamente belos!
Deduzo que está de férias na praia,sugiro que fotografe as belas sereias que a rodeiam, nomeadamente,Ana e Beatriz junto a Néptuno(seu marido, o Monge)Ah!,Ah!.Continuação de boas férias, beijinhos.

Anónimo disse...

É só para dizer: não sou perfeccionista,errar é humano,mas erros ortográficos detesto! Não sei como acontece,mas para além da comidita decidi comer letras,acrescentá-las, e como por vezes utilizo hieroglíficos nas mensagens,sem dar por tal erro e depois fico mal e tenho necessidade de me justificar,é o que faço para"camalões" e outras que irão aparecendo.Abraço

Anónimo disse...

Maria Digital, parece que foste à praia ... pelos camaleões, é claro...Mas na praia também há flores e como os camaleões de diferentes cores ... morenas, loiras, ruivas ... onde estão essas fotos?

paulu disse...

Há que tempos não me cruzo com um! O Livro Vermelho dos Vertebtados de Portugal (2006) considera a sua situação pouco preocupante, mas eu estava ahabituado a ver tantos, e agora... Espero que tenham razão.

Belas fotografias! Excelente blog!

Felicidades e boas descobertas!