terça-feira, 18 de março de 2008

Echium plantagineum (Soagem)

Ao observar bem esta planta no local verifiquei que ela se encontrava no meio de uma mancha de chupa-mel. Como a flor é igual deduzi que se tratava de uma degeneração por agregação de vários caules da Echium plantagineum.


E como diz Augusto Mota no seu site :http://augustomota.multiply.com/photos/album/160/SOAGEM_-_defeito_ou_feitio/ "...a primeira impressão que temos é a de uma grande "folha" de uma planta carnuda, dando a ideia de ter sido formada por vários caules que parecem ter-se colado uns aos outros, formação encimada por um cacho de campânulas normais. Ao lado havia uma outra "folha", de forma mais simples, mas de desenvolvimento vertical. "

5 comentários:

Anónimo disse...

Bela colecção que já tens aqui.
As plantas herbáceas são um mundo dentro do mundo, e em Portugal ainda está muito trabalho para fazer.
Eu sou um simples admirador de plantas no geral e nas silvestres, no sentido de serem as autoctones de cada sitiu, em particular.
Esta é um Echium seguramente, agora qual não sei. A flor é muito similar á do Echium plantagineum, mas esse caule é que não.
Espero que já ajude nalguma coisa.

Anónimo disse...

No meu blogue PILRITEIRO em http://augustomota.multiply.com/photos/album/160/SOAGEM_-_defeito_ou_feitio/ encontra plantas idênticas a essa, mas que apareciam no meio de uma mancha da vulgar SOAGEM. Analisando cuidadosamente a situação pareceu-me mais uma mal-formação, por agregação de vários caules, do que uma outra variedade da mesma planta. Soagem é com toda a certeza. Queira consultar o livro que indico no texto do blogue, mas que não tem fotos. A primeira parte tem os nomes vulgares,por ordem alfabética, seguidos dos científicos; a segunda parte tem os nomes científicos, por ordem alfabética, seguidos dos nomes vulgares.
Augusto Mota

Anónimo disse...

Obrigada pela vossa colaboração!
Josefa Monge

Crix disse...

Olá Josefa
O ano passado também me deram um exemplar desses http://umtoque.blogspot.com/2007/04/estranho.html e eu também pensei que seria uma mutação mas depois penso que li algures que seria causado por parasitas como vírus ou a micoplasmas.
Mas não deixa de ser impressionante...
Abraço e Boa Páscoa para Ficalho, onde se fazem passeios MAGNIFICOS

Ivo Rodrigues disse...

Saudações alentejanas !!!

Já vi, essa planta aqui na serra, salta há vista . Muito obrigado pela informação .

Haja saúde !!!