quinta-feira, 13 de março de 2008

Saiba mais sobre orquídeas

Ocorrem naturalmente 55 espécies de orquídeas, das quais duas são endémicas, ou seja, ocorrem
somente em Portugal. Encontram-se distribuídas pelo Algarve (Barrocal), Estremadura (Serra da Arrábida, Estremadura Norte), Ribatejo e zona Centro-Oeste. Crescem principalmente em terrenos secos e calcários.

Além da sua beleza particular, as orquídeas têm ainda um papel importante. Podem ser utilizadas como indicadores do “estado de saúde” de um ecossistema. Ocorrem apenas em certas condições muito específicas, uma das quais é a ausência de poluição.


As flores típicas da orquídea são formadas por três sépalas e três pétalas. Uma dessas pétalas, o labelo, é na maioria das vezes maior e mais vistosa. A orquídea é uma flor hermafrodita (componente masculina e feminina na mesma flor), floresce apenas uma vez por ano (entre Março e Maio), podendo a sua flor durar entre 3 dias a 1 mês, variando de acordo com a espécie.


Para que suas flores sejam fertilizadas, as orquídeas necessitam de um agente polinizador, geralmente um insecto ou pássaro, responsável pela transferência do pólen para o estigma, processo este denominado de polinização. A estratégia utilizada pelas orquídeas para atracção de seus polinizadores é um fenómeno altamente complexo e fascinante. Em casos extremos, a flor da orquídea pode apresentar a forma de fêmeas de besouros ou abelhas, cujos machos, atraídos pela insinuante aparência, tentam "copular" com as flores, efectuando involuntariamente a polinização.

Sem comentários: